

Jorge Saramago
Sócio Fundador
Jorge Saramago é Major-General na situação de reserva, habilitado com o Curso de Estado- Maior e com o Curso de Promoção a Oficial General, detém uma licenciatura e um mestrado em Ciências Militares, ambos pela Academia Militar.
Nas diversas funções que exerceu ao longo da sua carreira, destaca-se a sua vasta e diversificada experiência profissional, nomeadamente em várias vertentes da formação, mas também da docência no ensino superior universitário, como professor de estratégia e geopolítica em Portugal, no Instituto Universitário Militar, e em Angola, no Instituto Superior de Ensino Militar, no âmbito da cooperação técnico-militar.
Realça-se a sua experiência técnica e de direção nos domínios da administração dos recursos humanos, planeamento estratégico, planeamento de forças e de capacidades no Estado-Maior do Exército e ainda de assessoria de alto nível, como adjunto do Ministro de Defesa Nacional, por duas vezes, e do Chefe do Estado-Maior do Exército.
Exerceu funções na NATO, em três situações distintas. No Quartel-General do NATO Rapid Deployable Corps Italy, em Milão, como Chefe da Repartição de Planos e Projetos (2003); no Quartel-General da International Security Assistance Force, em Cabul, no Afeganistão, como Chefe da Repartição de Planos (2006) e no Joint Analysis and Lessons Learned Centre, em Lisboa, como Chefe de Estado-Maior (2016).
Como Oficial General, a partir de 2019, repartiu a sua atividade entre a intelligence como Chefe do Centro de Informações e Segurança Militares e os Recursos Humanos, em duas áreas distintas, como Diretor dos Serviços de Pessoal e Diretor de Administração de Recursos Humanos.
Tem diversos livros publicados bem como artigos que figuram em várias revistas da especialidade.

Joaquim Santana
Sócio Fundador e Gerente
Joaquim Santana é Coronel de Infantaria na situação de reforma, habilitado com uma licenciatura em Ciências Militares pela Academia Militar e com os cursos militares de Comandos e Páraquedismo, e detém ainda uma Pós-Graduação em Estudos Estratégicos e de Segurança, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto de Defesa Nacional.
Das diversas funções que exerceu ao longo da sua carreira, destaca-se a sua vasta e diversificada experiência internacional, nomeadamente através da participação em quatro missões de paz no âmbito da ONU e da NATO, na Ex-Jugoslávia e em Timor-Leste (UNPROFOR, IFOR, SFOR, UNTAET), e duas comissões de serviço no Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas, em Nova Iorque, num total de quatro e cinco anos, respetivamente.
Já na situação de reserva, desempenhou durante dois anos as funções de delegado para as forças armadas e de segurança junto do Comité Internacional da Cruz Vermelha, na República Centro-Africana, no Gabão e no Congo Brazzaville. Durante os seis anos seguintes, até outubro de 2023, integrou a Célula de Conselho e Coordenação Regional da União Europeia para o Sahel (RACC), inicialmente como conselheiro de defesa para a Mauritânia e posteriormente como conselheiro regional e coordenador da área de defesa da RACC, baseada na Delegação da União Europeia em Nouakchott e com peritos destacados nas delegações dos cinco países fundadores do G5 Sahel (Burkina Faso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger).

Marco Serronha
Sócio Fundador
O Tenente-General Marco António Mendes Paulino Serronha nasceu em Alcácer do Sal, tem 63 anos de idade e 45 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 6 de dezembro de 2018.Encontra-se na situação de reserva.
É Licenciado e Mestre em Ciências Militares pela Academia Militar, possui o curso de Estado-Maior e o Curso de Promoção a Oficial General. Possui ainda os Cursos de Comandos e Operações Especiais, o Sénior Course do Colégio de Defesa OTAN, o Curso conducente ao Mestrado em Estratégia do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e o Curso de Direito Internacional Humanitário nos Conflitos Armados pelo Instituto Internacional de Direito Humanitário, em São Remo, Itália.
Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e das Forças Armadas, de que se destacam as de comandante do Centro de Tropas Comandos, Comandante Operacional da Madeira e Diretor Coordenador do Estado-maior do Exército e 2º Comandante das Forças terrestres.
Em termos internacionais foi Chefe da assessoria do projeto dos Comandos na Cooperação Técnico Militar/Angola em 1995. Foi comandante da Força Nacional Destacada na Bósnia Herzegovina em 2000. Foi Adjunto do Exército na Representação Militar Nacional na OTAN. Já como oficial General foi Deputy Commander da Kosovo Force, no período de 30 de agosto de 2010 a 13 de setembro de 2011 e, mais recentemente, de Set de 2018 a Nov de 2019, foi Deputy Force Commander da Força Militar da ONU na República Centro Africana.
Desempenhou, desde 03 de dezembro de 2019 a 8 de julho de 2022, as funções de Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares no Estado-maior General das Forças Armadas. Desempenhou até 11 de outubro de 2023 as funções de Assessor do Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas para os assuntos da cooperação com Africa e CPLP.
É Vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, com a tutela da área da Emergência.
É sócio fundador do Instituto Lusitano de Consultoria e Formação para as Áreas da Defesa e Segurança – ILCADS
É membro do Conselho de Administração da Fundação Casa Carvalho Cerqueirahttps://www.fundacao-casacarvalhocerqueira.com/pt/ .
É membro do Conselho Estratégico da Oeiras Valley Investment Agency, para as áreas das Tecnologias e Indústrias de Defesa https://ovia.pt/pt/inicio/
É membro do Advisory Council do Europe’s War Institute https://opewi.com/ .
É membro do Grupo de Reflexão Estratégica para África e Médio Oriente, do Instituto de Defesa Nacional https://www.idn.gov.pt/pt/investigacao/reflexao .
É comentador da CNN em assuntos militares, de Estratégia e de Defesa.
É articulista de Opinião no Diário de Notícias, sobre assunto militares, de segurança e defesa.
É conferencista e professor convidado em assuntos de Liderança, de Defesa, Segurança e Relações Internacionais. Tem diversos artigos publicados em revistas e livros da especialidade.
É casado com Madalena Rosa Alves